quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

2012 (2009)

2012 (2009)

Título Português: 2012

Realizador: Roland Emmerich
Género: Ficção Científica, Drama, Acção
Elenco: John Cusack, Woody Harrelson, Thandie Newton, Amanda Peet, Danny Glover, Oliver Platt
Sinopse: O mundo está prestes a entrar num cataclismo global que irá acabar com a humanidade. Mas alguns anos antes, um cientista viu os sinais e previu a data para este acontecimento, começa então um movimento “secreto” para construir umas “naves” (arcas) para salvar as espécies animais e vegetais, os humanos que teriam uma genética ideal, e aqueles que poderiam pagar para a sua sobrevivência. Tendo sido escondido pelos governos mundiais, até ao dia que a terra começa a abrir, torna-se impossível esconder o que se estava a passar. Começa então uma corrida à sobrevivência, Jackson Curtis (John Cusack) toma conhecimento que existem “arcas” para salvar a humanidade, e faz de tudo para salvar a sua família e as pessoas que ama. Mas o tempo é escasso, e o mundo está á beira de ser completamente aniquilado. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:

Minha opinião:
Quando fui ver o filme já ia com a expectativa de que seriam muitos efeitos especiais e pouca história, assim já não levava grandes expectativas para que fosse o filme do ano. O início pareceu-me muito semelhante ao “The Day After Tomorrow - O Dia Depois de Amanhã (2004)”, e isso levou-me logo a não gostar do filme porque parecia que estava a ver um filme que já tinha visto, mas com actores diferentes. Isto levou-me à curiosidade de ver quem tinha sito o realizador de “O Dia Depois de Amanhã”, coincidência das coincidências, ambos os filmes foram realizados pelo mesmo realizador, Roland Emmerich, eu bem tinha notado grandes parecenças com o ambiente, história e realização. Esse realizador não só realizou os dois filmes como escreveu o seu screenplay.
A cena da fuga na limusina quando o planeta começa com a primeira grande destruição é das cenas mais importantes do filme, e era sem dúvida complexa de fazer, mas estava à espera que o resultado fosse melhor, achei fraquinho, em termos de actores, realização e CG, esperava algo bem melhor. Algo de mais interessante na história, mas o que nos é mostrado é a fuga de uma família enquanto, cidade após cidade é destruída com uma “espectacularidade” de CG como nunca antes vista, mas para além disso, o filme não tem grande interesse.
As cenas de “pânico” já dentro dos corredores e dentro da “arca”, parecem mesmo que foram feitas por outro realizador, não percebi a razão, e não achei que ficasse bem porque não tem nada a ver com o resto do filme. Parecia mesmo o tipo de realização feita por Michael Mann.
Se vais ao cinema para ser visualmente impressionado, então este é um bom filme para ti. Mas se estás à espera de uma boa história que te envolva, então escolheste o filme errado. Dou a nota 3/5 porque até vale a pena, mas não é nada de extraordinário.

Votação: 3-VALE A PENA
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário