sábado, 28 de novembro de 2009

The Soloist (2009) O Solista

The Soloist (2009)

Título Português: O Solista

Realizador: Joe Wright
Género: Drama, Biografia, Musica
Elenco: Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Catherine Keener, Lisa Gay Hamilton
Sinopse: Schizophrenic Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um músico sem-abrigo em Los Angeles que sonha tocar no “Concert Hall” de Walt Disney. Por acaso, conhece o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) que anda a ter problemas a escrever para o seu jornal, e que o tenta ajudar e este homem a reconstruir a sua vida e tornar os seus sonhos tornarem-se realidade, para que possa escrever a sua história. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:

Minha opinião:
A história já não é assim algo tão interessante que consiga desde logo cativar o espectador, apenas os actores Robert Downey Jr. e Jamie Foxx, é que me levaram a ir ver o filme. Mas o filme está muito fraquinho, e o aspecto de criarem situações para “ter graça” estão muito fracas, e as cenas por vezes tão óbvias. O actor Jamie Foxx em particular não me pareceu que tivesse feito um grande papel, não sei bem se foi por má interpretação ou se foi mal escrito pelos autores. Inclusive por vezes os figurantes eram péssimos, vindo-se mesmo que não era real o que estavam a fazer.
Em geral, história e actores, durante duas horas de filme, não gostei muito. Não achei nem emocionante nem muito dramático. Nem mesmo pela questão musical, tenha transformado num filme interessante.

Votação: 2-NADA DE ESPECIAL
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

Julie and Julia (2009) Julie e Julia

Julie & Julia (2009)

Título Português: Julie e Julia

Realizador: Nora Ephron
Género: Drama, Comédia, Romance, Biografia
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Mary Lynn Rajskub, Vanessa Ferlito
Sinopse: Julia Child (Meryl Streep) e Julie Powell (Amy Adams), de que ambas foram escritas as suas memórias, encontram-se com as suas vidas entrelaçadas. Embora separadas pelo tempo e espaço, ambas as mulheres têm o objectivo de ter uma carreira com sucesso... até que um dia descobrem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:

Minha opinião:
Não é o tipo de filme de filme que prefiro ir ver ao cinema, mas achei que poderia ser interessante esta mistura de Meryl Streep e Amy Adams que interpretam personagens que têm os mesmos objectivos e acções em tempos diferentes. Não será certamente um filme de interesse para muita gente. Em geral está uma boa história, interessante e engraçada. Gostei da interpretação das duas personagens principais. Mas achei o filme um pouco longo para um filme deste género, creio que teria sido mais agradável se tivesse ficado pelos 90 minutos, porque 120 minutos foi um bocado maçador. Por a história não progredir assim tão depressa e não haver cenas de acção (nem seria adequado), chega a ser um pouco maçador para o espectador. Não é, sem dúvida, o meu tipo de filme. Torna-se complicado dar uma nota a este filme, deste modo vou dar dois tipos de nota: Jovens 2/5; Adultos/Idosos 3/5

Votação (Jovens): 2-NADA DE ESPECIAL

Votação (Adultos/Idosos): 3-VALE A PENA

5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

District 9 (2009) Distrito 9

District 9 (2009)

Título Português: Distrito 9

Realizador: Neill Blomkamp
Género: Ficção Científica
Elenco: William Allen Young, Robert Hobbs, Jason Cope
Sinopse: À trinta anos atrás, uma nave de extra-terrestres fez o primeiro contacto com a Terra. Os seres humanos esperavam um ataque hostil, ou os avanços meios tecnológicos. Mas nada disso aconteceu, em vez disso, os extra-terrestres tornaram-se uns refugiados, eram os últimos sobreviventes do seu mundo. As criaturas foram alojadas num espaço improvisado na África do Sul, num local chamado “District 9” enquanto as nações mundiais discutiam sobre o que fazer com eles, mas quando a situação fica fora de controlo, uma empresa privada (MNU) foi contratada para controlar a situação. Desinteressados no bem-estar dos extra-terrestres, fazem os contractos com eles enquanto tentam descobrir como as armas deles funcionam. Até agora falharam, porque a activação das armas requer DNA alienígena. A tensão entre os extra-terrestres e os seres humanos aumenta quando um agente de campo MNU, Wikus (Sharlto Copley ) contrai um vírus misterioso que começa a mudar o seu DNA. Wikus rapidamente torna-se o homem mais caçado em todo o mundo, porque ele é a chave para desvendar os segredos da tecnologia alienígena. Agora em fuga, há apenas um lugar a salvo onde ele se pode esconder… no Distrito 9. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:
Sítio Oficial - http://www.d-9.com/

Minha opinião:
O método de filmagem é diferente to típico filme de Hollywood, desta forma dá mais realismo á acção, usando métodos de filmagem de modo a parecer mais real, e dar mais acção à história, por vezes quase como com uma recolha de filmagens de vários sítios como um câmera-man, câmeras de segurança ou filmagens amadoras, mas ficando tudo de forma interessante. Os extra-terrestres tal como a nave deles, estão realistas, e isso é o que torna o filme muito interessante, porque não parece CG (Computer Graphics) ou algo filmado contra um “green screen”.
Os extra-terrestres estão um bocado esquisitos, embora não conheça a melhor maneira como deveriam ser extra-terrestres. Mas não caíram no erro que os extra-terrestres saberiam falar inglês, como é típico dos filmes de Hollywood, neste caso eles têm uma maneira própria de comunicar. Os efeitos especiais, em particular as armas dos extra-terrestres estão muito bons.
O filme torna-se tão bom, porque conseguir misturar os actores e os “aliens” (CG) juntamente com movimentos constantes da câmera, e mesmo assim parecer que é real.

Votação: 4-MUITO BOM
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

domingo, 15 de novembro de 2009

Beyond a Reasonable Doubt (2009) A Verdade do Medo

Beyond a Reasonable Doubt (2009)

Título Português: A Verdade do Medo

Realizador: Peter Hyams
Género: Drama, Mistério
Elenco: Michael Douglas, Jesse Metcalfe, Amber Tamblyn, Orlando Jones, Joel Moore
Sinopse: Mark Hunter (Michael Douglas) é um advogado de grande perfil que tem um histórico impecável de colocar criminosos na cadeia, e é uma grande ajuda para a eleição do governador da cidade. Mas quando um novo jornalista ambiciosa, CJ Hunter Nicholas (Jesse Metcalfe) começa a investigar a as provas que levaram ás convicções, suspeita que houve adulteração das provas. Inicia assim um jogo arriscado Hunter, Nicholas então incriminasse como um suspeito de homicídio para apanhar o corrupto advogado. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:

Minha opinião:
A primeira metade do filme é um pouco chata, nada a acontece e nada parece vir acontecer, mas á medida que o plano começa em curso, o filme finalmente começa a ficar interessante. Mas em geral o filme está muito comum, nada que em geral o destaque de outros. Embora haja um dois pequenos “twists” na história, não tornam o filme assim tão interessante.

Votação: 2-NADA DE ESPECIAL
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Angels & Demons (2009) Anjos e Demónios

Angels & Demons (2009)
Título Português: Anjos e Demónios

Realizador: Ron Howard
Género: Thriller
Elenco: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor
Sinopse: Que aterradora descoberta terá feito o Vaticano de modo a ter de pedir ajuda a Robert Langdon (Tom Hanks), o homem que descodificou o código mais controverso da História? Quando este descobre indícios do ressurgimento de uma antiga irmandade secreta conhecida como os Illuminati (a mais poderosa organização secreta na História) ele percebe que o maior inimigo desta organização - a Igreja Católica - pode estar em grande perigo. Langdon viaja para Roma, onde forma uma equipa com Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), uma bela e enigmática cientista italiana, e os dois embarcam numa perigos aventura por criptas, catacumbas e catedrais desertas... eles são a única esperança do Vaticano. [por Cinema PTGate]

Links:

Minha opinião:
Nem cheguei a ir ver o filme ao cinema porque não me parecia muito interessante, parecia muito virado para o “religioso”, e então não me interessou. Agora que saiu para venda e alugar, decidi ver, e fiquei muito surpreendido!
Não era o tipo de filme que estava à espera, está muito melhor do que pensava. Embora tenha partes demasiado exageradas, está muito bom no geral e vale a pena ver.
Para quem gostou de ver o “Código Da Vinci (2006)” também com Tom Hanks, mas procura um pouco mais de acção/aventura, sem dúvida que vai gostar deste filme.

Votação: 3-VALE A PENA
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo