quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Avatar (2009)

Avatar (2009)

Título Português: Avatar

Realizador: James Cameron
Género: Acção, Aventura, Ficção Científica
Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi
Sinopse: Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro que foi ferido e paralisado da cintura para baixo em combate no planeta Terra. Jake é escolhido para participar do programa de Avatar, que lhe permitirá andar novamente, então ele viaja para a Pandora, um planeta extraterrestre coberto por uma exuberante floresta, e com seres incríveis que a habitam, muitos bonitos, e muitos aterrorizadores. Pandora é também a casa de Navi, uma raça humanóide que são fisicamente mais capazes do que os seres humanos, embora seja considerada primitiva. Com três metros de altura, caudas e pele azul cintilante, os Navi vivem em harmonia com seu mundo. Quando os seres humanos invadem as florestas de Pandora em busca de minerais valiosos, os Navi são forçados a defenderem a sua existência. Jake foi involuntariamente recrutado para fazer parte nesse ataque, mas como os seres humanos não são capazes de respirar o ar de Pandora, eles criaram geneticamente humanos híbridos, conhecidos como avatares. Os avatares são seres vivos que respiram, mas que são controlados por um humano através de uma tecnologia que liga a mente do controlador ao seu corpo Avatar. Em Pandora, utilizando o seu corpo Avatar, Jake pode ser fisicamente normal e andar novamente. Ele é então enviado para as florestas de Pandora como um vigia para os soldados que se seguirão. Entre todas as belezas e perigos que descobre, encontra uma fêmea jovem Navi, Neytiri, cuja beleza e ferocidade nas batalhas são dois grandes aspectos. Ao longo do tempo, Jake integra-se no clã de Neytiri, e começa-se a apaixonar por ela, assim encontra-se num dilema, ajudar as forças militares da terra ou defender o seu amor, terá que escolher um dos lados na batalha épica que vai decidir o destino de um mundo inteiro. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

Links:

Minha crítica / opinião:
Infelizmente cheguei tarde ao cinema e já estava atrasado para a versão 3D, fui então ver a versão normal. Já estava à espera de um filme visualmente inovador e com uma história espectacular, mas mesmo assim conseguiu superar as minhas expectativas. O filme está muito impressionante e espectacular, o CGI raramente se consegue distinguir da imagem real, mas não é só um filme visualmente, tem uma história que não é de todo previsível. É uma história muito complexa, porque é algo em parte completamente diferente, mas que o espectador percebe facilmente. A criação de todos os animais em Pandora, todos os seres e elementos estão impressionantes. Não é o tipo de filme normal que tem os 3 momentos de uma trama, o filme tem vários momentos grandes e outros calmos, o que nos deixa sempre a pensar “será que vai acontecer mais alguma coisa”. Teve diversos momentos que me fez vibrar e emocionar, desde os ataques até às cenas românticas. Mas o mais importante, fez-me esquecer que estava a ver um filme, e senti a história. Fez-me ficar quase envolvido com a história, esqueci onde estava e vivi a história, e é isso que faz um bom filme. O filme demora quase 3 horas, mas nem se dá conta do tempo a passar, não houve um único minuto que não valesse a pena. É sem dúvida um filme que vale a pena ir ver ao cinema, dou nota 5/5 porque está incrível em todos os aspectos, e mal acaba o filme dá vontade de o voltar a ver outra vez, e sem dúvida que irei ver novamente.
Para mim a história ficou concluída, mas já li pela internet, que James Cameron anunciou que “Avatar” seria uma trilogia, não sei bem que rumo irá levar agora a história para dar para fazer mais dois filmes, mas receio que poderão estragar a história ao fazer isso. A única trama que vejo para uma sequela, é a reconstrução do planeta (natureza) pelos Navi, e o regresso dos terrestres para vingança ou voltar a tentar recolher o mineral que tanto querem.
É a primeira vez que me sinto confiante em dar nota 5/5 a um filme.

Votação: 5-INCRÍVEL
5-Incrível | 4-Muito bom | 3-Vale a pena | 2-Nada de especial | 1-Péssimo

2 comentários:

  1. =)
    Tive oportunidade de ver em 3D e versão normal.
    Não perdeste grande coisa em não ires ver 3D... Fiquei desiludida pois os trailers e as publicidades que antecederam o filme davam mais aquela ilusão de planos múltiplos que o próprio filme. Houveram altura que, inclusive, me esquecia que estava a ver 3D.
    As melhores cenas em 3D são aquelas onde existe cinza a pairar no ar (quando abatem a Hometree e depois na batalha final).

    Quanto ao filme 5/5, sem dúvida! ;)

    ResponderEliminar
  2. É suposto esquecermo-nos que estamos a ver 3D. Depois o subconsciente faz o resto para parecer que estamos integrados, Sofia.

    Quanto à review: não podia discordar mais num aspecto: a história É previsivel e não é nada complexa. Já viste a Pocahontas? A história é a mesma!

    ResponderEliminar